Pão de mandioquinha

.
500 grs de mandioquinha cozida e escorrida (guarde o caldo do cozimento)
2 ovos
3 tabletes de fermento fresco
1 copo (americano) de leite
1 copo(americano) do caldo do cozimento
½ copo (americano) de óleo
2 colheres (sopa de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal

Bater tudo no liquidificador, colocar numa bacia e ir acrescentando farinha de trigo (aproximadamente 1,5 kg), nunca coloque toda a farinha, coloque + ou- 1.200, misture a massa muito bem e deixe na bacia, coberta com um plástico para crescer.
.
.
Depois de crescido, coloque farinha na mesa e despeje a massa, e vá secando a massa por fora, até que não grude nas mãos. Divida a massa, modele os pães, coloque na assadeira e deixe crescer novamente, leve para assar em forno médio.
.
.


Eu dividi porções, e assei em forminhas descartáveis de alumínio, assim posso congelar os pães depois de assados, e individualmente. Acho muito prático.
.
.


.
OBS: esta receita rende muito pão, faça a metade para começar, vc pode pincelar gema e polvilhar queijo ralado, ou então rechear pãezinhos com por ex: frango desfiado, temperado, misturado com catupiry, ou então, passe pelo processador lingüiça calabreza defumada, e acrescente à massa, incorporando, com azeitonas picadas, salsinha e orégano. Você também pode assar nas formas de panetone, fica uma delícia.
.
.

Categories:

One Response so far.

  1. Parabéns Cyn, está muito lindo, aliás como tudo que você faz, com muita dedicação, carinho e competência! Beijosss, querida amiga!!!

Leave a Reply