Pudim de pão da minha Vó



Minha avó querida, sempre fazia este pudim de pão quando eu era criança. Na época pouco se usava leite condensado, era com açucar mesmo. Quando dava pra comprar, ela fazia com o leite condensado. Infelizmente, não consigo fazer com que ele fique do mesmo jeito. Mas mesmo assim, me lembro com muitas saudades daquela época, e do carinho com que minha avó fazia este delicioso pudim.

4 pães franceses amanhecidos, sem aquela casca mais escura
1 lata de leite condensado
4 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de uvas passas embebidas no vinho do porto (ou rum) - Eu não tinha passas escuras, tinha um pouco da branca e um pouco de frutas cristalizadas, misturei e pronto!. Meu Porto tambem acabou, foi sem ele mesmo hehe




Pique o pão grosseiramente numa bacia, coloque o leite e o leite condensado e os ovos ligeiramente batidos, misture bem, deixe descansar uns 15 minutos para o pão absorver o liquido. Misture então as uvas passas, sem coar, deixe o vinho junto (use +ou- um cálice de vinho).
Caramelize uma forma redonda (de pequena à média), e coloque a massa do pudim e asse no forno baixo.
Eu asso direto no forno, nao é necessário banho maria.
Bom, é dessa forma que eu faço, coloquei as medidas +ou-, mas a textura fica mais pesada do que uma massa de bolo.

.
Acabei de fazer, e comi um pedacinho ainda quente... não resistí. Quem está servido?

.
.

Categories:

6 Responses so far.

  1. pudim de pão é coisa de vó né... huuuuum

  2. comidinha que nos remetem a infância faz bem.

  3. Coisas boas não voltam, arroz com açafrão e galinha minha avó fazia, era de lamber os beiços. Com esse pudim é para cair rezando.

  4. Anônimo says:

    Pudim de pão é tudo de bom. Este ficou com um aspecto maravilhoso! Beijos, Paula

  5. que delicia! nostalgia me envolvendo em sabor!

    Chef Cauê

  6. miyuki says:

    que delicia cynthia eu quero comer vou fazer bjs

Leave a Reply