Biscoitos Champanhe (com PAP)

.
Amigas
Muito tem se visto pelas comunidades e blog’s, receitas de biscoito champanhe. Resolvi testar uma das receitas que tinha sido publicada numa comunidade. Confesso que não gostei do resultado. OS biscoitos ficam muito finos, a massa muito mole, quando levado ao forno se espalha. Então, pelas minhas andanças pela net, encontrei esta receita num blog russo, e resolvi traduzi-la, e testar novamente. A receita é muito simples, muito fácil, porém, se não tivermos formas apropriadas, os biscoitos dificilmente ficarão igual aos comprados prontos. È muito saboroso e delicado, mas igual aos industrializados não ficam mesmo.
Fiz a receita do blog russo, e fotografei passo À passo. Vou divulgar o endereço do blog,  e claro, a receita.
.
Receita 
• 4 ovos, claras separadas das gemas (usei 3 ovos tamanho grande)
• 2 / 3 xícara (135 gr) de açúcar
• pitada de sal
• 1 xícara ( 120 g) de farinha para bolos (usei a farinha com fermento)
• 1 / 2 xícara menos 2 colheres de sopa (75 gramas) de fécula de batata (usei a meia xícara)
• açúcar em pó para espalhar (usei açúcar impalpável e açúcar cristal fino)

Preparando a forma:

Forre uma forma com papel manteiga e polvilhe usando uma peneira, açúcar impalpável, pode ser açúcar de confeiteiro.
.

.
.
Utilizei duas formas grandes para esta receita.

Prepare a manga de confeitar (pode usar descartável e se não tiver, até um saco de arroz vazio e bem limpinho, também serve. Usei bico perlê grande, mas se você não tiver, pode colocar a massa num saco de arroz, e cortar a ponta com uma tesoura.
.

.
Bata as claras em neve com o sal, após firme, acrescente meia xícara (chá) do açúcar, Bata até ficar com picos, assim:
.
.
Reserve. Bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme claro e liso assim:
.
.
Agora, misture as claras e a gemada e bata mais um pouco para misturar, fica assim:
.


.Peneire juntos, a farinha de trigo com a fécula de batatas, e vá polvilhando na mistura acima, e mexendo delicadamente com um fouet (se você não tiver um fouet, use uma colher grande), mas mexa bem delicadamente.
.


.
Este é o ponto da massa:
.
.
Coloque a massa na manga de confeitar ou no saco, e com pressão média comece à moldar os biscoitos na forma, que está polvilhada, assim:
.
.
Aqui, ainda sem polvilhar o açúcar, vejam bolhas na massa, é isso que trará a leveza em seu biscoito.
.
.
Aqui, já polvilhado com açúcar cristal:
.
.
.
Não se preocupem, pois não ficam todos iguaizinhos, nem eu que tenho muita intimidade com um saco de confeitar, consegui, rsrs
Leve ao forno pré aquecido à 200 graus, e mantenha esta temperatura. Em algumas receitas que vi em comunidades, e até no blog de onde retirei a receita diz para assar em 8 minutos. No meu forno que é semi industrial, ficou 18 minutos, então, o tempo varia de acordo com o forno de cada um. Ao perceber que eles estão corando em baixo, dá para perceber olhando as beiradinhas dele, estarão prontos. Retire do forno, espere esfriar, e solte do papel manteiga. Mas atenção, faça isso delicadamente, pois é um biscoito muito delicado, esta massa é basicamente um pão de ló, eles quebram facilmente.
.
.
Agora vamos aos créditos:

Blog russo de onde retirei a receita:

http://aynmark.wordpress.com/2006/02/01/%D0%BF%D0%B5%D1%87%D0%B5%D0%BD%D1%8C%D0%B5-%D1%81%D0%B0%D0%B2%D0%BE%D1%8F%D1%80%D0%B4%D0%B8/
.
Outro site com fotos lindas do biscoito:

http://www.liveinternet.ru/showjournal.php?journalid=3234615&tagid=86040

Sinceramente, talvez pelos ingredientes daquele país sejam diferentes dos nossos, os biscoitos das fotos do blog, estão altos, bem bonitos, e pela foto, não parece que foram feitos na forma própria, mas sei lá... tentei três vezes fazer os biscoitos aqui, sem a forma e o resultado foi o mesmo.

Tenho pesquisado algumas receitas de outros países, e confesso que estou gostando muito conhecer culturas culinárias diferentes, além da pesquisa, e do “mão na massa”, é gratificante nos ocuparmos de maneira saudável à essas pesquisas. Só nos traz mais conhecimento e enriquece nosso currículum.

Só faço questão de divulgar a fonte da pesquisa, isso é imprescindível , é ter ética, e isso eu prezo muito.

Bem amigas, é isso, espero que gostem e qualquer dúvida estou por aqui.

Categories:

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Morry! Eu adoro estes biscoitos. Tentarei num fim de semana destes! Bjo!!

Leave a Reply