Kazan Dip - Pudim de leite oriental



.
Como ando vasculhando muito sites estrangeiros, me deparei com essa receita bem interessante. Na verdade parece um manjar, mas feito de maneira um pouco diferente.
Retirei a receita deste site grego:


http://www.greek-recipe.com/modules.php?name=News&file=article496 .
traduzi, e contei com a ajuda da Tite pois a tradução deixava algo à desejar quanto aos ingredientes. Voces podem ver a receita traduzida no link acima, mas postare4i como eu fiz. Gostei do resultado, fica um manjar bem suave.
.
1 pitada de sal
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 1/2 xícara (chá) de açucar
1 1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de farinha niseste (amido de trigo que só se encontra nos países do oriente, pode ser substituido por amido de kudzu ou maizena. Eu usei farinha de arroz) 
1 colher (chá) de agua de flor de laranjeira (como eu nao tin ha, peguei tres folhas do pé de laranja, lavei bem e fiz um cházinho com 1/2 copo de agua, utilizei a medida acima.

Modo de fazer:
Misture o leite o sal e o açúcar em uma panela e leve para ferver. Misture a farinha niseste, a água de flor de laranjeira com 1 1 / 2 xic. de água e acrescente aos poucos essa mistura na panela, mexendo sempre. Continue mexendo com uma colher de madeira. Quando a mistura engrossar o suficiente retire do fogo e despeje o creme na tigela ( prato, refratário) sobre o caramelo. Deixe esfriar e coloque na geladeira por 3-4 horas antes de servir.

à parte, faça um caramelo escuro e unte uma forma/refratário, coloque o pudim por cima e depois desenforme (vire a forma)


É muito bom a pesquisa de receitas, aprendemos sobre outras culturas culinárias o que nos enriquece cada vez mais.
Mas melhor ainda é poder compartilhar essa experiência com ética, sempre informando a fonte de onde retiramos a receita.

Quem não encontrar a farinha de arroz pronta, pode bater o arroz no liquidificador e ir peneirando (arroz crú).
.
à título de curiosidade, o que é kuzdu:
.
http://www.medicinaisplantas.com/plantas-medicinais-kuzdu.html

Categories:

Leave a Reply