Ovo de páscoa Prestigio

Para 1 ovo de aproximadamente 700 grs:

500 grs de chocolate de boa qualidade

Prestigio:

200g de Fondant (vc encontra em loja especializada)
200g de coco seco de preferencia o médio ou flocos
05 colheres (sopa) de leite condensado
meia colher de café de ácido cítrico
Hidrate o coco ralado com o leite condensado, junte o fondant e sove bastante para que se misture bem, junte tambem o ácido cítrico.

Derreta o chocolate e faça a temperagem, se usar o chocolate nobre. se usar fracionado não precisa, mas procure usar produtos de qualidade.
.

.
.
.
.
.
.
1° camada - faça uma fina camada, e espalhe na forma com as costas de uma colher, leve à geladeira para endurecer, a forma virada para cima, como está na foto. Assim que endurecer retire e faça a
2º camada - mesma coisa da primeira, depois que endurecer, retire e aplique o recheio

Recheio - pegue pedaços pequenos da massa prestigio (fica uma massa que não gruda nas mãos), abra os pedacinhos e vá colocando por cima do chocolate com cuidado, sem fazer muita pressão, senão quebra o chocolate que já está duro.

3° camada- já aplique a 3° e última camada de chocolate, por cima do recheio, não precisa colocar o recheio na geladeira antes, ele é firme.
Leve à geladeira novamente para que endureça por completo, sempre a forma nessa posição, com a cavidade para cima.
Quando a forma fica opaca, o ovo se solta, virem em cima de um papel aluminio e deixem suar um pouco antes de embalar.



Chocolate é melindroso, e com esse calor que está tem que se ter todos os cuidados possíveis, e fazer o derretimento e a temperagem corretamente.

Minha forma de fazer isso de modo mais fácil:

Se voce vai derreter 500 grs de chocolate nobre, coloque metade(picado bem miudinho) num refratário e leve ao microondas por 1 minuto, retire, mexa, se ainda tiver com grumos, volte, com 30 segundos de cada vez, até que derreta por completo. Assim que vc retirar do microondas, despeje o restante (as 250 grs) ralado, pode ate passar pelo processador. E mexa vigorosamente. Esse ultimo chocolate irá derreter com o calor do que foi derretido. Assim que ficar bem liso, mude de vasilha, de vidro de preferência ou de inox. E continue mexendo bastante. Pegue um palito de dentes, mergulhe no chocolate e leve ao lábio inferior. Tem que estar FRIO. Aí sim, pode enformar.
Está feita a temperagem

Esse processo é para chocolates nobres. Mas voces podem misturar 50% de nobre e 50% de fracionado de boa qualidade. Não altera o sabor, e endurece mais rápido, além de não fiar derretendo depois de pronto.

Categories:

2 Responses so far.

  1. eliane says:

    qual o francionado ou marca do melhor francionado?

  2. Cynthia says:

    Eliane

    eu faço os ovos somente com chocolates nobres tá? mas fica à gosto de cada um, o melhor fracionado do momento é o sicao.

Leave a Reply