Franciscano de mandioquinha

Franciscano é só o formato deste pão, pois lembra as sandálias dos franciscanos que eram trançadas. Vi faz algum tempo, algum culinarista fazendo num programa de tv, mas nao lembro quem era e qual programa, rsrs
Mas usei a receita do pão de mandioquinha que faço sempre.

Receita:

500 grs de mandioquinha cozida e escorrida (guarde o caldo do cozimento)
2 ovos
3 tabletes de fermento fresco
1 copo (americano) de leite
1 copo(americano) do caldo do cozimento
½ copo (americano) de óleo
2 colheres (sopa de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal

Bater tudo no liquidificador, colocar numa bacia e ir acrescentando farinha de trigo (aproximadamente 1,5 kg), Lembre-se do que te disse: nunca coloque toda a farinha, coloque + ou- 1.200, misture a massa muito bem e deixe na bacia, coberta com um plástico para crescer.
Depois de crescido, coloque farinha na mesa e despeje a massa, e vá secando a massa por fora, até que não grude nas mãos. Divida a massa, modele os pães, coloque na assadeira e deixe crescer novamente, leve para assar em forno médio.


Fiz meia receita
e dividi em tres partes, e rendeu um franciscano, 1 pão simples e outro incrementado que vou postar depois deste pap.

Abra a massa em retângulo, coloque o recheio, aqui coloquei calabresa defumada processada, requeijão cremoso e mussarela ralada.
Coloque o recheio no centro do retângulo, e faça cortes desta maneira:

.

.
Vá fechando seu franciscano desta forma:
.
.
Pincele gema, polvilhe parmezon ralado e deixe crescer 30 minutos.
.
.
Leve para assar em forno medio até corar.
.
.
Cortado:
.
.
Este é sem recheio, somente a massa de mandioquinha... quando sai do forno com uma manteiguinha é tudibom!!!
.
.Este, enriqueci com
fibras de espinafre (no dia que fiz o nhoque de espinafre, passei pela peneira e guardei as fibras no freezer, hoje utilizei para enriquecer esta massa, juntamente com quinoa cozida e escorrida, vamos lá:

Como postei no inicio da receita, fiz metade da receita postada, pois bem, na hora de bater os ingredientes no liquidificador, separei neste momento 1/3 do líquido, nele acrescentei 4 colheres (sopa) de fibras de espinafre, e 4 colheres (sopa) de quinoa cozida e escorrida. Coloquei esta mistura na bacia e fui acrescentando farinha de trigo até dar o ponto (desgrudar das mãos). Abri a massa, coloquei somente pedaços de mussarela dentro, e coloquei para assar na forma de pão. Ficou um pão mais massudo do que o outro, porém úmido e muito macio, não senti o sabor do espinafre e nem da quinoa. Adoro aproveitar sobras, acho que ficou um pão muito nutritivo, principalmente para as crianças.
.


Categories:

Leave a Reply