Panetone trufado (PAP)

.

Amigas queridas.

Eu tinha perdido as fotos deste passo À passo de como trufar um panetone, por um problema que aconteceu em meu computador, tinha somente dentro de uma de minhas apostilas, que está em PDF e não conseguia copiá-las. Mas um amigo muito querido esteve aqui em casa e depois de tanto "fuçar" , ele conseguiu resgata-las. Estou colocando aqui no blog para que voces tenham acesso. Estou extremamente sem tempo para postar de novo nas comunidades, mas deixarei o link daqui para todas que estão procurando pelo meu pap. Agradeço imensamente pelo carinho que tenho recebido de todas voces, e pela confiança que voces demonstram pelos meus "ensinamentos".
Um beijo no coração de cada uma.
(Só peço que não copiem estas fotos para postarem em comunidades, eu mesma farei isso quando tiver um tempinho, muito obrigada).
.
Primeiro, voces comprem um panetone no sabor que desejarem, ou podem fazê-lo tambem.

Retire todo o papel que vem em volta do panetone, mantenha a base.

Corte a tampa do seu panetone, retire o miolo, deixando pelo menos 1 dedo de espessura à sua volta. Fatie o miolo todo, para que fique desta maneira:
.
.
.
Passe uma boa camada de recheio em toda volta da cavidade que voce fez no seu panetone.
Neste, eu usei o recheio Alpino, que postarei a receita no final. Mas voces podem usar um ganache de chocolate, uma trufa mole, que fica muito bom tambem.
.
.
Vá colocando na cavidade as fatias do miolo de panetone que foi retirado, intercalando com recheio, até chegar em cima.
.
.
.
.
Passe uma farta camada de recheio em cima, para colar a tampa do panetone:
.
.
Coloque a tampa:
.
.
Derreta chocolate (pode ser ao leite, meio amargo ou branco), se usar chocolate nobre faça a temperagem, se usar fracionado não precisa. Com um pincel ou com as costas de uma colher ou com uma faca, passe chocolate em toda a volta do panetone.
.
.
Por cima, eu derreti chocolate branco, esperei ficar frio e fiz o acabamento:
.
.
Colei nozes e alguns mm's para dar um colorido:
.
.
Com glacê real tingido de verde fiz uma arvorezinha. Depois de tudo seco pincelei pó dourado (gliter culinario).
.
.

Receita do creme alpino:

1 lata de creme de leite
1 lata de doce de leite (cozinhe o leite condensado na pressão)
1 cálice de rum
300 g de chocolate meio amargo, derretido em banho maria
1 xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
Nozes ou castanha de cajú triturada (opcional)Bata na batedeira o creme de leite e o doce de leite.
Junte o chocolate em pó, o chocolate derretido, o rum e a essência de baunilha. Adicione as nozes ou castanha de cajú trituradas se quiser. Eu normalmente uso 1/2 xícara.




.


Bem amigas, é isso. Peço desculpas pela demora em postar novamente, mas como já relatei, tiv e problemas com minhas fotos. E como estou vendo muitas pessoas procurando novamente meu PAP, pedi à um amigo e consegui resgatar estas e outras fotos.
Qualquer dúvida podem me procurar aqui ou em MINHAS comunidades.
Um grande beijo e suce$$so para todas neste Natal.




.


Vou postar abaixo fotos de panetones feitos pela amiga Cinthya Campos Goddi, perfil no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5475201809941106501, postadas na comunidade Receitas para Festas. Ficaraão tão lindos os panetones da Cinthya, que editei as fotos e coloquei aqui pra voces verem a belezura dos panetones que a amiga fez, seguindo as minhas dicas.


.


.

Categories:

5 Responses so far.

  1. Luzia says:

    Que bom Cyn que você conseguiu resgatar as fotos. Fico feliz pois estava procurando esse seu PAP. Beijos amiga.

  2. Ai que liiiiiiindo... Amei, Cyn... você como sempre, fazendo coisas maravilhosas!!! PARABÉNS, amiga!!! Deus a abençoe!

  3. Sal & Mel says:

    Agora tô mais segura de fazer os meus, depois de ter visto esse PAP maravilhoso e bem mastigado rsrsrs. Parabéns querida e fica na Paz!

  4. Cynthia says:

    Sal & MEl, qualquer dúvida estou À disposição amiga, meu tempo está meio escasso por conta da chegada das festas de fim de ano, mas aqui tenho vindo com maior frequência, pode perguntar à vontade tá querida?
    beijinhos

  5. Unknown says:

    vc esta de parabens...e nos somos previlegiada. obrigada cynthia.lindo que deus te ilumine sempre.

Leave a Reply