Caponata de berinjelas

A quantidade que vou colocar é sugestiva, vai do gosto de cada um, se quer mais pimentão ou menos, mais cebola ou menos, tá?
Eu fiz com 3 kilos de berinjela, pois servi num evento neste domingo, como acompanhamento de churrasco. Mas vou passar a receitinha menor. Sei que tem varias maneiras de fazer, mas é assim que eu faço e as pessoas adoram.
.

3 berinjelas grandes
3 cebolas médias
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 xícara (chá) de salsinha picada
6 dentes de alho picado miudo
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de vinagre (pode ser qualquer um)
sal à gosto
1/2 xícara (chá) de alho poró triturado - opcional.

Lave bem as berinjelas, e fatie em tirinhas bem finas, eu corto varias fatias no sentido do comprimento, depois vou cortando ao contrário. Gosto de fazer com a casca, mas vai do gosto de cada um.
Numa panela grande e de aluminio grosso, coloque fio de azeite, e vá secando a berinjela, mexendo sempre para não queimar, ela vai desidratar e murchar, mas deixe al dente. Vá retirando as que já estão murchas, e vá colocando mais, conforme a necessidade e o tamanho da panela.
Depois delas todas "fritas", coloque mais um pouco de azeite e frite o alho (eu trituro o alho junto com o poró, no processador), junte a cebola, os pimentões, tudo fatiado, depois de tudo murcho, junte a berinjela e dê aquela mexida, faça isso sempre em fogo baixo.Acrescente a azeitona, a salsinha, o azeite e o vinagre, deixe cozinhar um pouco, mas não deixe amolecer demais. Prove o sal, se quiser coloque orégano ou alguma erva fina, ou até mesmo aqueles temperinhos prontos. Vai do gosto de cada um.
Pronto!
Deixe em vasilha tampada na geladeira, e parta pro abraço rs.
.

.
.


Resolvi postar aqui um PAP da caponata que acabei de fazer e fotografar para voces.
fiz duas dúzias de berinjelas grandes, usei 1 kilo de pimentão verde, 1 kilo de pimentão vermelho, 1 kilo de cebola, 2 vidros pequenos de azeitona já fatiada, 2 maços de salsinha, e 1 xícara (chá) de alho triturado (que eu descasquei e passei pelo processador)

Usei ainda, meio litro de vinagre branco, e 1 garrafinha de azeite extra virgem.

Depois que volta tudo na panela, e mexe-se bem, com o fogo ligado, vai se colocando o vinagre e deixa ele evaporar, rega-se com mais azeite, e neste momento prove o sal. Se v oce quiser acrescentar aqueles temperinhos de sachês, é à seu gosto, orégano tambem vai bem. Depois de mais uns 10 minutos alí no fogo, tira-se do fogo, e deixa amornar.
Eu coloquei numa caixa para alimentos que cabe 15 litros, devidamente bem lavada e esterilizada com alcool. Isso vai para a geladeira aonde vai ser servido no domingo, vez em quando é bom dar uma mexida para o líquido que fica no fundo ir se incorporando À berinjela. Ela vai ficar curtida como uma conserva, e isso é uma delícia como acompanhamento num churrasco.

A panelinha que eu usei tem 40 cm de diâmetro, bem pequenininha né? rsrs e uns 35 de altura, é nela que faço 5 kilos de arroz de uma só vez rsrs

Muitas pessoas me perguntam como eu consigo fazer tudo isso sózinha, é... pasmem, não tenho ajudante aqui em casa.

A palavra de ordem é: ORGANIZAÇÃO. Sem ela não tem jeito.



.
Deixe tudo fatiado desta maneira:
.
.
.
Coloque azeite (pouco) na panela e vá colocando a berinjela aos poucos para desidratá-la, coloque uma pitada de sal já neste momento, vá mexendo. Quando ela ficar deste jeito (murcha mas al dente ainda), vá retirando da panela e repetindo o processo até acabar as berinjelas.
.
.
Depois de toda ela desidratada no azeite, comece fritando os temperos: O alho:
.
.
A cebola e os pimentões:
.
.
Até que fiquem murchos (mas não muito)


.
.
Agora volte para a panela, as berinjelas já desidratadas anteriormente e reservadas.
Junte a azeitona, e salsinha,

.
.
Prontinha
.


.
Gostaram?


Mesmo com muito serviço, quis trazer pra voces esse pap, agora não tem desculpa para voces não se deliciarem com esta caponata né? rsrs


Se gostarem, e quiserem copiar, podem copiar, mas não se esqueçam dos créditos tá?
Quem ralou o umbigo no fogão foi euzinha, acho que mereço um créditozinho né? rsrsrsr


beijossss

Categories:

4 Responses so far.

  1. Meire says:

    Hummmm, que bom vc ter postado essa receita, Vou fazer, depois volto pra contar como ficou. Bjos

  2. Edna Maia says:

    Vc é mavilhosa, com esse PAP só não aprende quem não quer, receita aprovadíssima, agora só faço essa, que Deus abençõe sua vida por compartilhar conosco suas delicias...beijão.

  3. mariinha says:

    OLHA PARECE SER MUITO BOM, VOU ESXPERINTAR
    PORQUE EU AMO BERINJELAS!

  4. Mima says:

    Af! Mãos de fada isto é demais! Parabéns!

Leave a Reply