Pão integral de abóbora


.
1 1/2 xícara (chá) de purê de abóbora (usei a cabochã)
1 ovo
2 colheres (sopa) de fermento para pão (ou 2 cubos, ou 30 grs)
2 colheres (sopa rasa) de açucar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa cheia) de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de germen de trigo
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
+ou- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca 

Cozinhe a abóbora somente com agua, escorra e transforme-a em purê, pode passar pelo espremedor de batatas ou mesmo amassar com umg arfo se estiver bemmm cozida.
Coloque na bacia o fermento e o açucar, dissolva-o. Junte a abóbora, a manteiga, o sal, o ovo e misture bem. Junte os integrais, e por ultimo a farinha de trigo branca. Vá colocando aos poucos para dar o ponto na massa. Até que desgrude das mãos, mas que fique bem macia. Deixe crescer até dobrar de volume. Coloque para assar numa forma para pão de forma ou bolo ingles. Esta massa de pão fica molenga, e eu prefiro essas formas, mas voce pode usar uma forma de furo central tambem, se não tiver esta para pão. Deixe crescer novamente, pincele gema de ovo e polvilhe gergelim como eu fiz, mas se não tiver nem precisa.
A textura deste pão fica bem úmida, fica um pão tipo bolo mesmo, mas de um sabor maravilhoso.
Espero que gostem. Eu gostei.
.

Categories:

2 Responses so far.

  1. Huummm...comeria um pedaço agora mesmo! hehehe...por isso que não se deve olhar essas coisas com fome, dá vontade de ir pra cozinha fazer e comer...hehehe...mas a essa hora??? Ah não!!! Vou guardar e faço outra hora amiga!
    Eu aviso tá bem?
    Beijos doces!

  2. Marly says:

    Olá, Cynthia, boa tarde,

    Só agora eu vi o seu comentário com a indicação do seu blog, lá no meu. E isso porque eu não estou recebendo a atualização de todos os comentários no e-mail do blog. A causa disso foi uma barberagem que eu cometi, tentando não receber - no e-mail do blog - todas as atualizações dos amigos do Orkut, que estavam entupindo a minha caixa de entrada. Agora continuo a receber as atualizações indesejadas, e eventualmente não recebo os comentários desejados, rsrs. E como o post em que você comentou é antigo, fiquei sem saber do seu comentário, me desculpe essa falha.
    Mas quero me redimir, vou levar o seu link para a barra lateral do meu blog e dar um destaque nele, ok?
    E esse pão, que delícia, tão amarelinho, vou salvar esta receita!

    Beijão e, desde já, bom fim de semana.

Leave a Reply