Pão Sovado



Hoje fiquei sem conexão de internet após o almoço, e bateu uma vontade de fazer um pão. Mas como pegar alguma receita nas comunidades?
Telefonei para a minha amiga Meire, que faz pão todo santo dia rsrs, e peguei uma receita de pão sovado. Ela faz na MFP, mas como eu não tenho, fiz do modo tradicional mesmo.
Depois, olhando a comunidade de panificação. ví a mesma receita postada por lá, porém fiz algumas modificações, e posto À seguir como eu fiz:
.
200 ml de leite morno
1 ovo (o meu tinha 75 ml)
06 col sopa de acúcar
1/2 col sopa de sal
03 col de sopa de margarina ou manteiga
30 grs de fermento fresco (2 cubinhos)

+ou- 600 grs de farinha de trigo

Coloque na bacia o fermento e o açucar, dissolvendo-o. Junte o ovo, o leite morno, a margarina e o sal, mexa, e comece à juntar a farinha de trigo aos poucos. Até que fique uma massa que desgrude das mãos, mas não muito seca. Sove bastante e deixe crescer em local fechado (pode ser dentro do forno), coberto com 1 pano de prato. Demora para crescer, é uma massa mais pesada. Depois de crescido por +ou- 1 hora, divida em 4 partes, e faça 4 bolas, colocando numa forma uma do lado da outra. Deixe crescer novamente. Eu deixei mais 1 hora, pois hoje tá friozinho. Pincele gema de ovo sem a película, e asse em forno baixo. Ele cresce bastante no forno, até que fique dourado. O meu ficou uns 40 minutinhos.
VAle a pena, é um pão simples, mas muito gostoso.

.


.
Minha amiga Adriana fez, e adorou, compartilho a foto do pão sovado dela:
.
.
Quem quiser conhecer a Adriana, o perfil dela é este:
.
Adriana

Categories:

One Response so far.

  1. Coisa boa amiga e muito bem sovado...gostei...bjokinhass

Leave a Reply