Bolo Ovo

Pessoal

Fiz este ovo, na forma de 3 kilos. E foi a sobremesa da minha páscoa, na casa de meu filho. Levei tudo pronto da minha casa e montei lá, no sábado, desenformei no domingo e finalizei. Não ficou "aquelas coisas" pq o coitadinho foi balançando numa bolsa térmica, mas de sabor, hummmmmmm, todos aprovaram.

A receita da massa do pão de ló de chocolate está AQUI.
Recheei com ganache de chocolate meio amargo (feito com chocolate derretido e creme de leite somente). Crocante de nozes, e mousse de leite em pó, que peguei uma receita postada pela amiga Sueli Félix em uma de minhas comunidades no orkut, mas modifiquei (claro, como sempre hehehe). Posto à seguir:

Crocante de nozes


Caramelize 1 1/2 xícara (chá) de açucar, junte 1 xícara (chá) de nozes trituradas grosseiramente. Despeje sob o mármore levemente untado com margarina, e depois de frio, quebre pedaços, coloque num saco resistente e com um martelinho quebre. Ahh polvilhe 1 colher (sopa) de leite em pó.

Esta é a foto do crocante:


Mousse de leite em pó:


1 caixinha de leite condensado
200 gramas de leite em pó
2 caixinhas de creme de leite gelado
2 colheres (sopa rasa) de emustab
Bata muito, mas muito mesmo, vai encher a tigela da batedeira. Depois de bem batido acrescentei por minha conta e risco, 150 grs de chocolate branco derretido e frio, e bati mais uns 5 minutinhos. Levei à geladeira para depois utilizar.

Fiz a casca do ovo, utilizando o método deste ovo colorido.

Fiz o colorido, depois preenchi com chocolate ao leite. Depois de totalmente cristalizado, desmoldei, envolvi com papel chumbo, e voltei para a forma, pois eu iria transportá-lo, mas assim ficou mais fácil de montar o bolo nele.

Passei uma camada de ganache para poder colar as fatias do pão de ló:


Colei o pão de ló:


E fui intercalando, ganache, mousse crocante de nozes e pão de ló, até preencher toda a forma:

.
.

Esta mãozinha do lado esquerdo é da minha neta, doida pra se lambuzar neste ovão hehehe
.

Depois da forma toda preenchida, fechei com o papel chumbo e papel aluminio e foi para a geladeira. No domingo virei-o numa bandeja, fiz o acabamento com ganache, e dei uma enfeitadinha muito simples com cenourinhas feitas de chocolate branco tingido, e coelhinhos que acabei comprando, pois não tive tempo. Gostaria de ter feito modelagens mais bonitinhas, mas trabalhei com chocolate até a sexta feira, e estava completamente exausta. Fica pra próxima páscoa um bolovo mais caprichado. Afinal, fica lindo, e é uma deliciosa sobremesa.

Espero que tenham gostado. Como sempre, me preocupo em fotografar o PAP de coisas que faço, e dividir com quem tem interesse em fazer.

.
.
.

Categories: ,

4 Responses so far.

  1. Cynthia, minha filha, o que é isso heim?
    Que coisa linda e deliciosa, eu amei!!!
    E acho que pode ser feito em qualquer época do ano e não só na páscoa....rsrsrs
    Parabéns amiga, muito lindo e original!

    Bjsss

    Kátia Mesquita

  2. Cynthia says:

    Oi Kátia, minha filha rsrsrrs

    delicia né amiga? e pode sim, ser feito em qq época do ano, tem formas de acetato nas mais variadas formas, coração, bola... acho bem original até em aniversários, né?

    beijos, querida, e obrigada pela visita!!

  3. Lindo, maravilhoso e gostosooooooooooooo... !!!!!!!
    Parabéns, Cynthia !!!!!!!

  4. E eu morando mega longe, sem ter como ir a[i pedir (implorarndo) um pedacinho rsrsrs
    Ideia maravilhosa!
    beijossss

Leave a Reply