Colaborando com o meio ambiente = Reaproveitamento de óleo


Esta pedra de sabão, da foto acima, foi feita à 6 meses + ou -.


.


Óleo de cozinha e o meio ambiente


O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. 
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.


Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:


permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;
se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;
fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.


Fonte:  Meio Ambiente


.
Eu faço a minha parte, e voce? vai fazer tambem?


Se voce não quiser ter o trabalho em elaborar esta receita, procure engarrafar o óleo usado em sua casa, e doe para organizações que utilizam para a confecção de sabão, assim ajudando o meio ambiente.


A receita que eu faço, uma senhorinha me ensinou. Já ví várias pela net, mas esta particularmente é de custo baixíssimo, e muito simples de fazer. Vamos lá:




- 5 litros de óleo usado (coe, de preferência em filtro de inox)
- 1 litro de água fria
- 1 litro de soda líquida (eu costumo comprar em lojas que vendem produtos de limpeza)
- 250 ml de água sanitária
- 250 ml de desinfetante (eu prefiro o aroma eucalipto)


- 1 balde alto
- 1 cabo de vassoura
- 2 bandejas plásticas


Coloque dentro do balde todos os ingredientes, e com o cabo da vassoura, mexa nos dois sentidos por cerca de 20 minutos. A mistura vai clareando e engrossando, parece um mingau quando está no fogo.
.


.
Depois deste tempo, despeje a mistura nas bandejas. A quantidade dá certinho em 2 bandejas. Leve ao sol
.

.
Deixe o tempo maior possível diretamente no sol.


Muito cuidado com a mistura, não deixe respingar em voce, pois voce pode se queimar. Procure usar balde alto e cabo de vassoura mesmo, e na hora de despejar nas bandejas, tambem tome muito cuidado.


Depois de 2 horas +ou-, o sabão já estará endurecendo, porém maleável, neste momento, com o auxilio de uma faca, faça os cortes.
.

.
Ao fim do sol, recolha suas bandejas, guarde-as, de preferência em local fechado fora de casa. Lavanderia é o ideal. O cheiro é forte e não é aconselhável deixar dentro de casa.


No dia seguinte volte com elas para o sol. Repita este procedimento, até que voce perceba que o sabão já está completamente duro, e que poderá ser retirado das bandejas.


Com cuidado, e de preferência utilizando luvas nas mãos, retire as pedras do seu sabão, e coloque-os dentro de uma caixa de papelão.


Por uma semana, coloque o sabão ao sol, guardando-o à noite. Não o use antes dele estar bem seco, pois poderá ser prejudicial à sua pele.




Quanto mais envelhecido, melhor ele fica.

Eu o uso para: lavar panelas e alumínios, panos de chão, panos de pratos, meias brancas. Faz uma espuma maravilhosa, e não deixa com cheiro ruim.


Este sabão eu comecei à fazer hoje (24/01/2012) durante o processo de secagem irei atualizando as fotos.

5 Responses so far.

  1. Parabéns, Cynthia pelo exemplo e por compartilhar esta receita tão fácil e econômica! A natureza agradece!!!

  2. Muito bom saber que todos estamos colaborando com o meio ambiente. Obrigada por compartilhar conosco essa receita. Meus parabéns!
    www.blogmago.com.br

  3. sadhia says:

    que legal ,,minha faz muito e nunca mais comprei sabão...o dela ela coloca algumas substancias que deixam a minha pia com cheirinho de limão ...bem gostoso... amei ]parabens pela postagem
    tenho hoje um belo bolo de morangos
    boa quarta feirsa bjokas sadhia

  4. blog says:

    eu tambem colaboro com a natureza eu reaproveito todos os oleos usado vc ja fez sabao de limao tambem fica muito bom gostei muito da sua receita vou fazer

  5. Cynthia says:

    Sabão de limão, amiga? não sei como faz não... se puder, compartilhe a reeita com a gente. Beijinhos

Leave a Reply